Expedição BR 163
O 9º Batalhão de Engenharia de Construção foi criado por transformação do 3º Batalhão Rodoviário, em julho de 1970. Em janeiro de 1971, já estava completamente instalado na cidade de Cuiabá e foi encarregado de prosseguir na implantação da BR-163, que ligaria Cuiabá a Santarém. O também recém-criado 8º BEC deveria sair de Santarém e os batalhões deveriam se encontrar no meio do trajeto, na região de Cachimbo-PA. Por diversos fatores, o 9º BEC avançou 321km além do previsto, fazendo com que os batalhões só se encontrasem de fato no Riacho Santa Julia, a 28km da cidade de Novo Progresso-PA. A rodovia foi inaugurada em 1976 pelo então presidente do Brasil, o General Geisel, na região próxima a Cachoeira do Curuá-PA.
Essa estrada foi idealizada a partir de uma vontade do governo de ocupar a Amazônia, proteger a floresta da internacionalização e integrá-la ao restante do país sob o lema, INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR. Nesse contexto, diversos trabalhadores, servidores civis e militares, vieram sobretudo do Norte do Rio Grande do Sul juntamente com o 9º BEC mas também de outros rincões do país no intuito de dar início a esse esforço hercúleo que é abrir uma estrada selva adentro e cumprir essa missão no curto espaço de tempo de 5 anos, considerando as doenças e restrições logísticas que aquele período lhes impunha. Isso permitiu que brasileiros de todos os cantos desse país, sobretudo do Sul, viessem para essa região tão rica e prosperassem aqui, fundando o que hoje são grandes cidades do interior do Brasil.
A grande maioria dos pioneiros que implantaram a Rodovia, jamais tiveram a oportunidade de rever a materialização do seu trabalho. Sendo assim, esses pioneiros, já todos na reserva ou aposentados tiveram a iniciativa de organizar uma expedição para percorrer a estrada que hoje é via de escoamento de nossa produção agropecuária bem com revisitar lugares onde foram instalados os destacamentos do 9º BEC bem como as grandes cidades que se desenvolveram a partir destes destacamentos, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. O Batalhão apoia essa iniciativa no intuito de homenagear àqueles que derramaram suor e sangue nessa empreitada bem como àqueles que deram suas vidas para cumprir mais essa missão.
- DATA DE REALIZAÇÃO (PREVISÃO):
24 a 28 de setembro
- ITINERÁRIO:
Cuiabá – Novo Progresso – Cuiabá (Aproximadamente 2300km)
- EFETIVO PREVISTO:
40 passageiros
- PLANEJAMENTO DO DESLOCAMENTO:
24 de setembro:
- 0730: Saída do 9º BEC
- 1200: Chegada na comunidade São Cristóvão (Lucas do Rio Verde)
- 1400: Visitação a praça do Pioneiro
- 1700: Chegada ao Local de Pernoite
25 de setembro:
- 0730: Início do Deslocamento para o CPBV (Campo de Provas Brig. Veloso)
- 1200: Parada para Almoço
- 1700: Chegada CPBV
- Jantar e Pernoite
26 de setembro:
- 0600: Saída para Cachoeira do Curuá
- 0730: Parada na Cachoeira do Curuá
- 0830: Saída para Novo Progresso
- 1230: Chegada em Novo Progresso
- 1330: Almoço em Novo Progresso
- 1400: Partida para CPBV
- 1800: Jantar e Pernoite
27 de setembro:
- 0730: Saída em direção
- 1200: Almoço no restaurante castanhal
- 1700: chegada em Lucas do Rio Verde ou Sorriso
- 1800: Jantar e Pernoite
28 de setembro:
- 0700: Saída para Cuiabá
- 1200: Chegada no 9º BEC com almoço no recanto do engenheiro
Redes Sociais