Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 9º BEC comemora 50 anos de Transformação e Instalação em Cuiabá
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

9º BEC comemora 50 anos de Transformação e Instalação em Cuiabá

  • Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h04
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h05
     No dia 24 de julho, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), Batalhão General Couto de Magalhães, realizou atividades comemorativas referentes ao seu 50º aniversário de transformação e de instalação em Cuiabá, que constaram de lançamento de selo e medalhão alusivos à data, apresentação de pintura em homenagem à engenharia de construção, descerramento de placa comemorativa e solenidade militar.
     A solenidade foi presidida pelo Coronel César Alexandre Carli, Comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Grupamento Marechal Machado Lopes, e reuniu autoridades civis e militares, comandantes de organizações militares da guarnição, amigos e veteranos do batalhão.
     Foi realizada também a leitura do alusivo referente à data na formatura matinal das frentes de serviço do batalhão, em Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul.
     50 Anos de Realizações em Mato Grosso.
     No dia 28 de julho de 1970, com o objetivo de construir a BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém), no contexto do Programa de Integração Nacional, o então 3º Batalhão Rodoviário foi transferido de Carazinho para Cuiabá e recebeu sua denominação atual. Então, os integrantes do novo 9º BEC iniciaram a mobilização para a nova sede; e já assumiram, no dia 1º de setembro de 1970, os trabalhos na BR-163.
     Cerca de 1500 homens, militares e civis, trabalharam incansavelmente na implantação da BR-163, enfrentando o clima adverso, a densa floresta amazônica e as doenças endêmicas. Os pioneiros da BR-163 não deixaram somente o suor nesta epopéia, 21 deles deixaram sua vida. Nas proximidades dos destacamentos surgiram e cresceram vilas que mais tarde se transformariam em prósperas cidades, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop.
     O 9º BEC avançou 321 Km além do previsto, encerrando os trabalhos 28 Km ao norte de Novo Progresso-PA, totalizando 1.114 Km de rodovia implantada até 20 de outubro de 1976, integrando de fato a região norte ao restante do Brasil.
     Desde então o 9º BEC continua cumprindo com vigor e entusiasmo importante papel como instrumento de desenvolvimento, nas inúmeras obras militares e de cooperação que realiza em vários locais do Brasil, nas missões de paz internacionais e nas situações de calamidade, mantendo o adestramento de seu pessoal e sua capacidade operativa e entregando à sociedade cidadãos especializados após a conclusão do serviço militar.
registrado em:
Fim do conteúdo da página